terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Como comer comida japonesa???Regras de etiqueta e mais...

Como comer comida japonesa???


Os chineses, japoneses, coreanos e vietnamitas fazem do palitinho o segundo método mais popular para se comer. Qual é o primeiro? Os dedos, é claro!
  O hashi constitui um prolongamento natural dos dedos, especialmente útil e higiênico nos tempos em que se comia em pratos comunitários. São mais higiênicos do que os garfos e colheres e podem ser produzidos com diversos materiais, desde bambu até prata e marfim. Parece que toda a cultura culinária oriental foi de certa forma desenvolvida para ser consumida por estes palitinhos. Os alimentos são cortados em tamanhos que podem ser facilmente segurados, dispensando o uso da faca e do garfo.
    Não é difícil manipulá-lo, e quem o despreza, no mínimo, ignora que a humanidade já o utilizava 5 mil anos antes da invenção do garfo. Os japoneses consideram a faca uma arma e acham estranho que ela seja utilizada na hora da refeição. O uso dos hashis é uma demonstração do estado pacífico ao se alimentar
No começo é difícil de manusear, mas depois de algum treino, torna-se muito mais prático que usar garfo e faca. Além de dispensar o vai-e-vem dos talheres de uma mão para a outra, o uso do hashi ajuda na digestão, por levar uma pequena quantidade de comida à boca, ao contrário das grandes garfadas e enormes colheradas.
日本人は、箸に始まり、箸で終わる唯一の民族です。Nihonjinwa hashini hajimari, hashide owaru yuuitsu no minzoku desu. O povo japonês inicia a vida com hashi (depois da amamentação, as primeiras refeições são servidas com hashi) e termina com hashi (na cerimônica fúnebre, os ossos são manipulados com hashi).
História da origem dos pauzinhos
Pauzinhos ou palitinhos são uma parte importante da cultura asiática. Sua popularidade e uso generalizado em toda a Ásia tem uma longa e rica história.
Acredita-se que os pauzinhos foram criados mais de 5.000 anos atrás na China. O homem asiático preparava sua comida no fogo usando varas ou galhos quebrados de árvores. Conta-se que os primeiros foram utilizados como suporte para grelhar carnes sobre a brasa. Para não queimar as mãos e servir a carne, eram usadas as tiras de bambu. Mais tarde, enquanto a população crescia e os recursos se tornavam escassos, as pessoas iriam cortar os alimentos em pedaços menos, para economizar combustível, pois as porções menores eram cozidos mais rapidamente. Isso eliminou a necessidade de facas.
O uso dos pauzinhos foi amplamente divulgado como principal utensílio no início do Confucionismo. Diz a história que Confúcio ensinou: ”O homem honra e justo mantem-se bem longe do matadouro e da cozinha”. Ele não permitia facas sobre a mesa, considerava a faca uma arma. O uso dos pauzinhos é uma demonstração do estado pacífico ao se alimentar.
O hashi 【箸】foi o primeiro instrumento que o homem criou para evitar o contato direto dos dedos com a comida durante a refeição. Foram usados ​​como pinças para pegar porções de alimentos que já estão preparados em pedaços pequenos e convenientes. São considerados uma extensão dos dedos.
Em 500 d.C, os pauzinhos se espalharam da China para outros países como Coréia, Vietnã e Japão. Embora inicialmente utilizados para cerimônias religiosas no Japão, rapidamente ganhou popularidade e seu uso tornou-se generalizada como no resto da Ásia.
Como são chamados os pauzinhos na Ásia?
Em japonês , pauzinhos são chamados de hashi (はし), escrito 箸. O hashi 【箸】usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico, é utilizado como talher em boa parte dos países do Extremo Oriente, como a China, o Japão, o Vietnã e a Coréia.
O termo chinês para os pauzinhos é kuaizi ( chinês : 筷子 ; pinyin : kuàizi ). O primeiro caractere (筷) é um semântico-fonéticos composto com uma parte fonética significa “rápido” (快), e uma parte semântica que significa “bambu” (竹). ] A tradução comum é “pequeno e rápido companheiros de bambu”
Em coreano , 저 (箸, jeo ) é usado no composto jeotgarak (젓가락), que é composto por jeo(pauzinhos) e Garak (vara). Jeo não pode ser usado sozinho.
Em vietnamita , pauzinhos são chamados de “ đũa “, que é escrito como
Os hashis são usualmente feitos de madeira, bambu, marfim ou metal, e modernamente de plástico. O par de hashi é manuseado com a mão direita, entre o dedo polegar e os dedos anelar, médio e indicador, e serve para apanhar pedaços de comida ou empurrá-los diretamente da tigela para a boca.
Há uma variante dos hashi japoneses denominada de saibashi (菜箸; o さいばし). Estes são uma versão dos hashi (箸) especificamente adaptada para o uso na cozinha e permitem a manipulação do alimento quente com uma só mão. Têm um comprimento de 30 centímetros ou mais, e são unidos com um cordão nas extremidades onde se lhes pega. A maioria dos saibashi são feitos de bambu, mas para fritar recomenda-se a utilização de Saibashi de metal com os punhos em bambu os quais são chamados dekinzokuseinohashi(金属製の箸, “hashi feitos de metal”).
 
Superstições japonesas
Os japoneses são tão apegados a crendices populares quanto qualquer outra nação. De tão populares, algumas superstições japonesas são quase que uma instituição nacional. Muitas superstições japonesas são associadas à morte e às celebridades fúnebres. Algumas superstições são consideradas absurdas e engraçadas pela visão ocidental, porém compreendendo um pouco mais as tradições milenares dos orientais, saberemos que aquelas que dizem respeito à morte são levadas à serio pelo povo japonês.
Enfiar os talhares japoneses (hashis) em uma tijela de arroz.
 Além de ser delito de etiqueta gastronômica dos mais graves, ainda é uma provocação ao outro mundo. Isso porque, no Japão, os hashis são cravados na tijela de arroz somente em uma situação: para deixar o arroz no altar em oferenda aos mortos.
Nunca passe comida de seu hashis para os de outra pessoa.Após a cremação, em um funeral japonês, os parentes costumam utilizar os hashis para passar os ossos do falecido uns para os outros.


 

Deixar hashi paralelos à mesa, quando não estiver usando. Hashis devem ficar sempre juntos, paralelamente à mesa, portanto nada de deixá-los abertos, nem cruzados, nem separados um do outro de cada lado do prato ou sobre as tigelas. Existem apoios para se colocar os palitinhos, hashi oki-do. Caso não haja no restaurante, improvise dobrando a embalagem de papel dos hashis e colocando
ponta dos mesmos sobre ele.
 
 
 
Para retirar um alimento de um prato comunitário. Fazer girar seu Ohashi em torno de quando usá-los para pegar comida de um prato comum (estilo familiar de comer): É educado.Por experiência eu sei que este gesto simples que você pode ganhar pontos importantes na tabela.
 




 

 Quando comer arroz, erguer a tigela. Segurar pela base com a mão esquerda. A direita segurar o hashi, apoiado principalemnte no dedo médio. Sushis e oniguiris (bolinhos de arroz) podem ser comidos com as mãos. Inclusive, os dedos podem levar o alimento para serem molhados no shoyu. A única recomendação é molhar apenas o peixe para que o arroz não se desmanche。





 
Gotisousama. Após a refeição dizemos: GOTISOUSAMA. Agradecimento com o significado que o alimento estava muito saboroso. Esse agradecimento é para o meio ambiente (sol, água, solo, ar, nutrientes, etc..); para o produtor que dedicou seu tempo e seu suor na produção do mesmo; para quem cozinhou e preparou a comida para nós; e também para as pessoas que estão na mesma mesa compartilhando da mesma comida; em suma… é um agradecimento à vida! À nossa e a do alimento! Terminou de almoçar, então é hora de arrumar a mesa. Como? Sim, tudo o que foi servido com tampa deve ser tampado e os hashis e tigelas voltam à posição inicial em que foram colocados à mesa
 
 
Gafes imperdoáveis da etiqueta japonesa
O uso do hashi é milenar e as regras para o uso correto também seguem procedimentos milenares da cultura e tradição japonesa. Para um estrangeiro, não é uma gafe grave, não saber manusear com perfeição o hashi, pois não faz parte da cultura ocidental. Porém, uma lista imensa de atitudes não permitidas durante a refeição, principalmente relacionadas ao uso do hashi, fazem parte da etiqueta e boas maneiras japonesas.
Citaremos algumas, atitudes que não podem de forma alguma serem manifestadas na mesa de refeição japonesa.
 




Hashi e o movimento de proteção ambiental
 
 
O uso mais difundido de hashi descartáveis ​​está no Japão , onde cerca de um total de 24 bilhões de pares são usados ​​a cada ano, que é equivalente a quase 200 pares por pessoa por ano.Na China, um número estimado de 45 bilhões de pares de pauzinhos descartáveis ​​são produzidos anualmente. Isso se soma a 1.660.000 metros cúbicos de madeira ou 25 milhões de árvores a cada ano.
Em abril de 2006, a República Popular da China determina um imposto de cinco por cento sobre hashi descartáveis ​​para reduzir o desperdício dos recursos naturais por excesso de consumo. Esta medida teve o maior efeito no Japão, que iniciou uma campanha para que os restaurantes e outros estabelecimentos comerciais utilizassem o hashi próprio da casa ao invés do descartável. Atualmente, os bentôs vendidos nos konbinis (lojas de conveniência) são acompanhados de hashi descartável. Mas o movimento ecológico vem reforçando o uso do MY HASHI, ou seja, cada um carrega seu próprio hashi, dispensando o descartável na compra do bentô. 
fonte:suri-emu
 
 

Nenhum comentário: