segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Economia de energia durante o verão é necessário!

 
 
 
Férias, fim e inicio de ano e formam uma combinação ideal para perder o controle com os gastos de energia elétrica. É o período em que as crianças ficam em casa, assistem mais à televisão, usam computadores, jogos eletrônicos – quase sempre com ventilador ou ar-condicionado ligado – e o abre-e-fecha na porta da geladeira não para. Associado a isso, tem o período de festas de fim de ano, com a visita de amigos e parentes e a tradicional iluminação decorativa. Para não sofrer surpresas com o valor da conta de luz no mês seguinte, é preciso usar a energia elétrica de maneira consciente.
Momento de atenção nesta hora, as “crianças” deixam tudo ou quase tudo ligado consumindo energia.
Dicas básicas que ajudam na redução e economia de energia elétrica.
  • Coloque o chuveiro na posição verão.
  • Desligue as luzes e equipamentos elétricos ao sair do ambiente.
  • Desligue a televisão antes de dormir.
  • Manter a geladeira em condições de uso, substituindo as borrachas das portas após 5 anos de uso, não colocar toalhas que bloqueiam as prateleiras, manter a porta aberta o mínimo possível.
  • Usar lâmpadas florescentes na cozinha, área de serviço, sanitários, garagens e pátios.
  • Não utilizar duplicadores de tomadas o famoso “T”.
Consumo com ar condicionado pode chegar a 1/3 da conta de energia
Para quem possui aparelhos de ar-condicionado em casa, é importante ficar atento. Os custos para manter a temperatura mais agradável podem chegar a 30% do valor da conta. Para minimizar os gastos com a refrigeração do ambiente, as concessionárias de energia elétrica recomenda alguns cuidados que podem fazer diferença.
Na hora de escolher o modelo do equipamento, dar preferência aos condicionadores de ar que possuem o selo PROCEL: eles consomem de 12% a 26% menos energia. É importante também fazer a manutenção periódica do eletrodoméstico, realizando a limpeza do filtro de ar. E, finalmente, o hábito de desligar o aparelho sempre que estiverem ausentes do ambiente refrigerado também contribui para reduzir o consumo.
Cozinha
A cozinha é um dos locais onde se concentram mais eletrodomésticos em uma residência. Pode ter geladeira, freezer, forno de microondas, lavadora de louças, tevê, forno elétrico, torradeira, liquidificador, cafeteira, mix, espremedor de frutas, sem contar à iluminação que precisa ser reforçada para se visualizar melhor os alimentos. Dentre os aparelhos, a geladeira é o que mais consome energia, ficando na segunda posição com relação à residência toda, contribuindo com 25% a 30% do valor da conta de luz.
A geladeira consome eletricidade para produzir frio e é mais eficiente quando usa menos energia para exercer sua função, característica diretamente ligada ao nível tecnológico empregado no produto. Uma geladeira ultrapassada, com cerca de quinze anos, consome em média 70 kWh/mês, enquanto geladeiras modernas chegam a utilizar apenas 30 kwh/mês (uma diferença de 40 kWh/mês).
A CPFL orienta para adoção de alguns cuidados que podem diminuir o consumo de energia na cozinha: Verificar a existência do selo de eficiência Inmetro/Procel na hora de comprar geladeiras e outros eletrodomésticos é o primeiro passo. “Os que levam a letra ‘A’ são os mais econômicos e eficientes do ponto de vista energético e ambiental. Esses equipamentos muitas vezes são mais caros, mas a economia mensal que eles proporcionam pode retornar a diferença de preços em pouco tempo”.
Veja na tabela o consumo médio de alguns equipamentos usados na cozinha:
Aparelhos ElétricosPotência Média/WattsDias Estimados Uso/MêsMédia Uso/DiaConsumo médio mensal (kWh)
Geladeira 2 portas300--80
Freezer 260 litros43,9
Freezer 380 litros57,0
Lava louças grande2.500301h45
Lava louças compacta1.500301h30
Fornos Elétricos1.500305 min.3,75
Forno Microondas1.2003020 min12,0
Lâmpada Fluor.Compacta. 15W15305h2,2
Lâmpada Incand. 60W60305h9,0
Liquidificador300301 min0,30
Cafeteiras1.000301h30
Torneiras Elétricas5.0003010 min25


Não reclame! Desligue
Claudio – HPTEL

Nenhum comentário: