segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Limpando e organizando a geladeira

Eu já falei que entrei em uma fase faxina total e se era para limpar a geladeira, é claro que eu não ia fazer fazer uma limpezinha básica. Então, fui pesquisar e me surpreendi com o que eu achei.
Sabia que sua geladeira esconde perfeitos vilões, dignos de fazer inveja a qualquer personagem maligno de novela? E que silenciosamente eles podem te causar até 250 doenças? Se você sabia, parabéns pra você, porque eu não fazia a mínima ideia!
E, pra evitar a ação destes seres malignos, após horas e horas de muita pesquisa, separei algumas dicas:

- Para limpar a geladeira:
Se você, como eu, mora em uma região quente e possui geladeira semi-automática, deve descongelar sua geladeira a cada 4 dias. Quem mora em regiões mais frias pode fazer isso a cada 7 dias.
Pra começar, desligue a tomada.
A limpeza básica é feita com uma solução de 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Molhe o pano na solução e passe em todas as paredes internas da geladeira, nas gavetas, nas prateleiras e no congelador. Enxague bem com pano molhado e depois seque com um paninho seco.
E você jura que eu iria me contentar com isso?
Contra todas as orientações, passei uma bucha nova, do lado amarelo com detergente neutro. Não satisfeita, usei uma escova de dentes macia para escovar cada cantinho. E tenha certeza de que você encontrará mais locais que guardam sujeira do que você jamais possa ter imaginado.
Outra dica é desmontar a geladeira. E não é só tirar grades e gavetas não! procure retirar todas as partes que possam ser desmontadas da sua geladeira. E não esqueça aquela peça que faz o acabamento dos pés, em baixo da porta.
Depois de enxaguar, passei um paninho com uma solução de álcool e água. Mas só na parte interna, pra não danificar a pintura.
Não esqueça de limpar bem a borracha de vedação da porta, com uma solução de 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de água sanitária e uma escovinha. Mas, se a borracha estiver danificada, mande trocar o mais rápido possível. Seu bolso agradece.


- Depois de limpa, é hora de organizar os alimentos:
Gaveta superior:
Carnes cruas. Atenção: Nunca lave a carne antes de guardá-la!
Carnes cozidas devem ser mantidas no congelador, envoltos em papel alumínio.

Primeira prateleira: Aqui ficam os alimentos que precisam de maior refrigeração.
Leite e derivados.
Ovos não vão na porta, para evitar a variação térmica, e devem ser lavados antes de guardar, pois pode haver micro-organismos (como a salmonela) na casca.
Catchup, mostarda, maionese e molho inglês também não devem ser colocados na porta da geladeira, pois isso diminui muito a sua validade.
Prateleiras intermediarias: Guloseimas e sobras de alimentos.
Latas podem sofrer contaminação nos supermercados e oxidar, por isso, coloque os enlatados em potes. Molho de tomate é muito perecível e deve ser consumido de uma só vez ou congelado – não deixe restos na geladeira.
Utilize sempre potinhos ou recipientes com tampa. Os potes retangulares ou quadrados podem ser colocados uns em cima dos outros, ocupando menos espaço. Vasilhas de vidro ou inox são mais higiênicas que as de plástico.
Restos só devem ser tampados depois de frios.
O pó de café guardado na geladeira tem seu sabor acentuado.
Gaveta: Frutas e verduras.
Elas devem ser lavadas e armazenadas em saquinhos transparentes para então serem guardadas.
Lave as folhas em água corrente, remova caules e folhas que não serão usadas.

Porta:
Vinagre: Em temperatura ambiente, ele pode sofrer contaminação de bactérias.
Água vai num recipiente fechado e de vidro.
Cervejas devem ser tomadas de uma só vez.
Conservas, geleias e vidros de azeitona podem ser colocados nas prateleiras da porta.
Não mantenha mais de 5 quilos na porta.

Congelador
Os alimentos que são comprados congelados devem ser guardados diretamente no freezer e se forem descongelados, não devem voltar para lá.
Os alimentos prontos devem ser consumidos em até 24 horas após o descongelamento.

-da Revista Superinteressante

Nenhum comentário: