quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Dez erros na hora de lavar as roupas

           




    Na pressa de usar aquela peça que você adora, muitas vezes a coloca com as demais do cesto de roupa suja e a joga na máquina de qualquer maneira. Saiba que esse é um dos erros mais comuns na hora de higienizar as roupas. “Quem quer conservá-las por mais tempo, deve evitar fazer esse processo de qualquer maneira”, afirma Paulo Ricardo, gerente operacional de serviço de lavanderia .
Conheça os dez erros principais na hora de lavar a roupa e como evitá-los com as dicas do especialista.

Negligencear as etiquetas:
“Parece besteira, mas os símbolos de lavagem existem justamente para que você entenda qual é a melhor maneira de conservar aquela peça. Ignorar essas instruções pode levá-la a fazer algo que pode causar danos irremediáveis em suas peças.”
Ignorar a diferença de cores:
“Roupas brancas jamais devem ser lavadas juntamente com as coloridas. Se fizer isso, com certeza as mais claras ficarão manchadas. Ainda que a roupa de cor não solte tinta, o branco ganha um desgradável aspecto amarelado em contato com as demais peças.”
Misturar peças de uso pessoal com de uso doméstico:
“Roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, cobertores de animais. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente tem restos de alimentos e resíduos de gordura e podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.”
Não verificar o grau de sujeira:
“As peças muito sujas exigem um trabalho maior e um processo mais agressivo, ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada, ou seja, é um dano que pode ser dispensado. O ideal é lavar as muito sujas separadamente.”
Exagerar no sabão em pó:
“Entenda que não é o excesso de sabão que limpará as suas roupas, portanto, não abuse na quantidade. Quanto mais detergente você colocar nas roupas, mais elas precisarão ser enxaguadas e poderão desbotar. Além disso, caso fique algum resíduo de espuma nas peças, pessoas de pele sensíveis podem ter alergia.”
Usar a água para lavagem em temperatura indequada:
“Algumas máquinas de lavar possuem água quente, o que ajuda bastante na limpeza. Contudo, as pessoas não a utilizam de maneira correta. Note que as novas máquinas digitais têm a pré-lavagem, etapa em que a água não aquece, porque as manchas e sujeiras devem ser retiradas primeiro com água fria. Se você colocar água quente na primeira lavagem, em vez de remover as manchas e a sujeira você pode agravá-las, tendo como resultado final uma mancha aparente. Por isso, é importante sempre utilizar a pré-lavagem com água fria para depois utilizar água quente como complemento da limpeza.” 


Esquecer do amaciante:
“A quantidade deve ser pequena, mas esse produto é indispensável. A lavagem endurece as fibras das roupas, o que as deixa desagradáveis ao toque e mais difíceis de passar.”
Passar roupas sujas:
“Um dos erros mais comuns é passar as roupas sem que estejam lavadas. Mesmo que aparentemente pareçam limpas por um uso único, pode haver alguma sujeira menos aparente e o ferro quente pode fixá-la para sempre, deixando aquela mancha desagradável”.

Fonte: Bolsa de Mulher

 

Nenhum comentário: